O Coração Humano
“O coração dos animais é a base da vida, o princípio de tudo, o sol do seu microcosmos e a fonte da qual depende todo o seu crescimento e emana toda a sua força e todo o seu poder. O rei, de forma análoga, é a base do seu reino, sol do seu microcosmos e coração da sua república, é de quem emana todo o poder e provém toda a graça”

William Harvey, Exercitatio Anatomica de Motu Cordis et Sanguinis in Animalibus, 1628




coração localiza-se no mediastino, que é o espaço compreendido entre os dois pulmões, dentro da caixa torácica. A sua posição anatómica permite-lhe estabelecer uma séria de relações anatómicas directas. Pela parte superior, relaciona-se com os brônquios, canais que fazem parte das vias respiratórias, com os chamados grandes vasos, que são as artérias, encarregadas de conduzir o sangue que sai do coração. As grandes artérias são a artéria aorta e a artéria pulmonar. A primeira recebe o sangue do ventrículo esquerdo e forma parte da circulação sistémica, enquanto que a artéria pulmonar distribui o sangue do ventrículo direito em direcção à circulação pulmonar. As grandes veias são as pulmonares e as cavas superior e inferior.  As veias pulmonares enviam o sangue, que provém do circuito pulmonar, à aurícula esquerda, enquanto as veias cavas depositam o sangue na circulação sistémica na aurícula direita. Pela parte inferior, o coração comunica com o diafragma, uma lâmina muscular que actua com o apoio das vísceras torácicas, entre muitas outras. Lateralmente, o coração comunica-se com os pulmões e pela parte anterior, com o timo, glândula associada ao sistema imunitário.
Estrutura
O coração é formado por quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos. Existe ligação ente aurículas e ventrículos do mesmo lado, através dos correspondentes orifícios auriculoventriculares, equipados com válvulas (mitral, do lado direito, e tricúspede, no lado esquerdo) que asseguram o fluxo unidireccional do sangue em direcção aos ventrículos. Os orifícios de saída para as grandes artérias dispõem de válvulas que impedem que o sangue retroceda até aos ventrículos. Em contrapartida, as entradas das grandes veias para as aurículas não dispõem de válvulas.A parede do coração é constituída pelo endocárdio, um fino endotélio que o reveste internamente, pelo miocárdio (ou músculo cardíaco) e, na zona mais exterior, pelo pericárdio, formado por duas camadas serosas, entre as quais se encontra o líquido pericárdio, que protege o coração, além de facilitar os seus movimentos. 
Fonte: Grande Enciclopédia Planeta. (2007). Editorial Planeta, Vol 5, p. 1750-1753



 

0 comentários:

 


Corpus Humani
- Templates Novo Blogger 2008