Video de apresentação do Corpus Humani

Dissecção Teórica

Testículos

O sistema reprodutor masculino encontra-se na zona pélvica. As gónadas masculinas (testículos) são responsáveis pela produção dos espermatozóides e das hormonas sexuais. Têm forma oval e estão alojados num saco exterior, denominado escroto.



Os órgãos reprodutores internos são: as gónadas (que produzem gâmetas e hormonas), as glândulas acessórias (que produzem produtos essenciais para o movimento e viabilidade dos gâmetas, sendo: as vesículas seminais, a próstata e as glândulas de Cowper) e os ductos (nos quais circulam os gâmetas e as secreções glandulares). Os órgãos reprodutores externos do homem são: o escroto (que envolve as gónadas masculinas), e o pénis (que consente o coito).
Os Testículos têm uma dupla função: exócrina, responsável pela espermatogênese – processo de formação de espermatozóides (células do epitélio germinal dos tubos seminíferos), e endócrina, produtora de testosterona que é sintetizada nas células intersticais de Leyding.
A espermatogénese é o processo de formação dos gâmetas masculinos maduros. Este processo inicia-se na puberdade e acontece durante o resto da vida do homem até a andropausa (diminuição da função sexual masculina).
A espermatogénese ocorre nos tubos seminíferos de forma centrípeta, ou seja, da periferia dos tubos (onde se encontram as células germinativas e as células de Sertoli) para o lúmen, e concebe quatro fases sucessivas (fase da multiplicação, crescimento, maturação e por fim diferenciação

A gónada masculina é revestida pela túnica albugínea (parte mais interna) e pela túnica vaginalis (parte mais externa), estando contida num saco exterior, denominado escroto.
A parte interna das gónadas é formada por septos testiculares, originados da túnica albugínea, estes septos dividem os testículos em vários lóbulos, e contem dentro de si tubos seminíferos (entre dois a três tubos), estes bifurcam entre si, forma uma malha (rete testi) da qual deriva os canais eferentes e o canal colector, que se enrola sobre o mesmo formando o epidídimo, na parte superior do testículo.

‎10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10 de Dezembro foi proclamado, em 1950, pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal.

 


Corpus Humani
- Templates Novo Blogger 2008