Testículos
Os Testículos têm uma dupla função: exócrina, responsável pela espermatogênese – processo de formação de espermatozóides (células do epitélio germinal dos tubos seminíferos), e endócrina, produtora de testosterona que é sintetizada nas células intersticais de Leyding.
A espermatogénese é o processo de formação dos gâmetas masculinos maduros. Este processo inicia-se na puberdade e acontece durante o resto da vida do homem até a andropausa (diminuição da função sexual masculina).
A espermatogénese ocorre nos tubos seminíferos de forma centrípeta, ou seja, da periferia dos tubos (onde se encontram as células germinativas e as células de Sertoli) para o lúmen, e concebe quatro fases sucessivas (fase da multiplicação, crescimento, maturação e por fim diferenciação
A gónada masculina é revestida pela túnica albugínea (parte mais interna) e pela túnica vaginalis (parte mais externa), estando contida num saco exterior, denominado escroto.
A parte interna das gónadas é formada por septos testiculares, originados da túnica albugínea, estes septos dividem os testículos em vários lóbulos, e contem dentro de si tubos seminíferos (entre dois a três tubos), estes bifurcam entre si, forma uma malha (rete testi) da qual deriva os canais eferentes e o canal colector, que se enrola sobre o mesmo formando o epidídimo, na parte superior do testículo.
0 comentários:
Enviar um comentário