115º Aniversário da Descoberta do Raio X

Raio X
Os raios X foram observados e documentados pela primeira vez em Novembro de 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923). Durante uma pesquisa num tubo catódico, Rontgem verificou algo Inesperado, quando ligou o tubo, perto dele, uma placa de um material fluorescente brilhou. Este brilho persistiu mesmo quando o físico colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa. Passaram-se semanas até que o cientista entendesse o que saía do tubo. Em Dezembro, Rontgen fez a radiação atravessar por 15 minutos a mão da mulher, atingindo, do outro lado, uma chapa fotográfica. Após a revelação desta, viam-se nela as sombras dos ossos, na primeira radiografia da história.

 A descoberta dos raios X, em virtude das suas propriedades espectaculares, teve um impacto extraordinário em todo o mundo civilizado. No ramo medicina, as radiografias tiveram maior impacto e relevância, são exemplos disso a tomografia computorizada e a ressonância magnética, métodos de rastreio essenciais para a detecção de lesões no organismo, assim como na pesquisa e tratamento de tumores e de várias outras maleficências
Localização no espectro:
A região dos raios X estende-se dos 2,4x1016 Hz aos 5x1019 Hz, com comprimentos de onda extremamente reduzidos, quase sempre inferiores aos diâmetros atómicos.
 
 

0 comentários:

 


Corpus Humani
- Templates Novo Blogger 2008