Curiosidades

Leonardo Da Vinci & Anatomia

Em 1472 Leonardo Da Vinci tornou-se aprendiz de Andrea del Verrocchio, o grande mestre da Renascença. A grande influência do seu mestre para que os seus alunos aprendessem anatomia fez de Da Vinci mestre da anatomia topográfica.
Como um artista de sucesso, ele recebeu a permissão para dissecar cadáveres humanos no Hospital de Santa Maria Nuova, em Florença.Entre 1510 e 1
511, colaborou em seus estudos o médico Marcantonio della Torre, e juntos elaboraram um trabalho teórico sobre a anatomia, em que Leonardo fez mais de 200 desenhos. Foi publicado apenas em 1680 (161 anos após sua morte), integrando o Trattato della Pittura.

 
Leonardo desenhou muitos estudos sobre o esqueleto humano e suas partes, bem como os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais, e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero. Como artista, Leonardo observou e registrou cuidadosamente os efeitos da idade e da emoção humana sobre a fisiologia, estudando em particular os efeitos da raiva. Ele também desenhou muitas figuras importantes que tinham deformidades faciais ou sinais de doença.


Homem Vitruviano - é uma referência estética da simetria e da proporção.  Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. O desenho actualmente faz parte da colecção/colecção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália.

0 comentários:

 


Corpus Humani
- Templates Novo Blogger 2008