Dissecção Teórica

Os Rins

A principal actividade excretora nos animais e no homem é a eliminação do amoníaco presente no organismo. Devido à sua elevada toxicidade, necessita de ser eliminado de um modo rápido e seguro.
Por essa razão é que existe um conjunto de órgãos destinados a essa função, entre os quais se destacam os rins, que filtram o sangue, extraindo o amoníaco, e fabricam a urina; a bexiga, que armazena a urina; os uréteres, que unem os rins a bexiga; a uretra, que conduz a urina para o exterior.

Localização

Os rins são dois órgão vermelhos com forma de feijão que se encontram frente a frente, junto à parede posterior do abdómen, por cima da cintura e exteriores ao revestimento peritoneal. Em relação à coluna vertebral, situam-se na parte superior da cavidade abdominal, de cada um dos lados da coluna vertebral lombar, entre a última vértebra dorsal e a terceira lombar. São coroados, na parte superior, pelas cápsulas supra-renais, que são glândulas endrócrinas, e estão protegidos parcialmente pelas últimas costelas. Devido ao espaço ocupado pelo fígado no lado direito, o rim direito está ligeiramente mais baixo do que o esquerdo.


Anatomia Externa e Interna

No adulto, as dimensões do rim são de 10 a 12 cm de comprimento, entre 5 e 7,5 cm de largura e 2,5 cm de grossura. No centro da borda côncava apresentam uma abertura por onde sai o uréter e entram e saem os vasos sanguíneos, os vasos linfáticos e os nervos de cada rim. Encontra-se rodeado por três camadas que, de dentro para fora, são a cápsula renal, a cápsula adiposa e a fáscia renal, que protegem os rins e os fixam às estruturas circundantes.

No corte frontal de um rim distinguem-se, no exterior, a crusta, de cor vermelha e textura lisa, e no interior a medula, de cor castanho-avermelhado. Na medula distinguem-se entre sete a oito estruturas cónicas denominadas pirâmides renais, cujo aspecto estriado se deve à presença de uma grande quantidade de tubos e vasos sanguíneos. As bases das pirâmides estão orientadas para a parte externa e os vértices, ou papilas renais, para o centro do rim. A crusta estende-se desde a cápsula até à base das pirâmides e aos espaços que ficam entre elas. Os prolongamentos da substância cortical entre duas pirâmides denominam-se colunas de Bertini.


0 comentários:

 


Corpus Humani
- Templates Novo Blogger 2008